HISTÓRIA

Iniciamos nossas atividades no ano de 1983 com o nome de ADEFAV – ASSOCIAÇÃO PARA DEFICIENTES DA ÁUDIO VISÃO com o objetivo de ser uma escola especial para crianças com surdocegueira. Os atendimentos eram realizados nos fundos de uma Igreja Evangélica em Utinga, Santo André (S)P.

No início de 1985, a ADEFAV mudou-se para o bairro do Cambuci, em um imóvel alugado que funcionava com a ajuda de voluntários. Na ocasião, foi sistematizado o atendimento educacional para crianças com surdocegueira.

Em 1991, procurou assessoria técnica internacional, pois não havia no Brasil cursos de capacitação na área da surdocegueira, e logo iniciou convênio com o Perkins International – Perkins School for the Blind, em Massachusetts (EUA) para capacitação e multiplicação dos conhecimentos.

Em 1992, a ADEFAV conseguiu ampliar seus serviços mudando-se para um imóvel maior no bairro do Cambuci, onde foi possível aumentar também a capacidade de atendimento, consolidando-se como uma entidade do terceiro setor.

Em 1993, a ADEFAV, conseguiu todas as Certificações de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.

Em 2000, a ADEFAV apresentou um projeto de instalações para a fundação alemã Software AG Stiftung, que patrocinou a construção de sua sede própria no bairro do Ipiranga (SP), com toda acessibilidade necessária à população atendida e que hoje é modelo de acessibilidade para o Brasil.

Em 2009 a ADEFAV, mudou seu estatuto para desempenhar um efetivo e responsável papel no desenvolvimento e na inclusão social e educacional das pessoas que atende, mudando seu nome para ADEFAV- centro de recursos em deficiência múltipla, surdocegueira e deficiência visual.

A ADEFAV é entidade de assistência social nos termos da Lei Federal nº 8.742/93, nº 12.101/09, Resolução 528/COMAS SP e Portaria 46/2010/SMADS e conforme Resolução COMAS 358/09.

É constituída como um centro de referência que desenvolve os seguintes atendimentos: apoio à inclusão familiar e social; formação e capacitação de familiares, de pessoas com deficiências, de profissionais de áreas afins e comunidade; serviços para jovens e adultos com deficiências; atendimento especializado para crianças com surdocegueira e deficiência múltipla grave que necessitam de apoios intensivos e permanentes; serviços de habilitação e reabilitação.

 

COMO AJUDAR

ADEFAV

VOLUNTÁRIO

EAD ADEFAV

EVENTOS

LEGISLAÇÃO