HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO

Oferece atendimento terapêutico individual ou grupal nas seguintes áreas:

 

  • Fonoaudiologia
  • Fisioterapia
  • Hidroterapia
  • Orientação e mobilidade
  • Terapia ocupacional
  • Oficinas

 

SERVIÇO DE HABILITAÇÃO

OFICINA VOCACIONAL

Preparação vocacional e profissional para pessoas com deficiência múltipla, surdocegueira e deficiência visual para pessoas a partir de 14 anos de idade, conforme determina a Lei do Aprendiz. As oficinas vocacionais preparam  a  transição para a vida adulta, com possibilidade de colocação no mercado de trabalho ou um microempreendedor individual autônomo. As oficinas especializadas incluem culinária, tear manual, produção de artesanato em cerâmica, bijuteria, mosaico e papelaria, como primeira etapa para inclusão no trabalho.

 

BRAILLE

.

 

LIBRAS

.

 

OTERAPÊUTICA E PROFISSIONALIZANTE DE CERÂMICA

.

 

PAPELARIA

.

SERVIÇO DE REABILITAÇÃO

FISIOTERAPIA

A habilitação e reabilitação visa promover a motivação, independência e autonomia, através de exercícios e com foco nas habilidades da criança ou adulto e dos objetivos de funcionalidade da família e do atendido.

Os atendimentos são individuais nas áreas de neurologia infantil e adulto, respiratória, cardiorespiratória, ortopédica e desportiva, através de avaliação prévia para traçar objetivos e condutas específicas.

 

FONOAUDIOLOGIA

São oferecidas terapias para crianças, jovens e adultos com distúrbios da comunicação humana, buscando aperfeiçoar os padrões de fala, voz, disfagia, audição, linguagem, motricidade orofacial, a fim de atender todos os problemas que envolvam os distúrbios da comunicação, linguagem e aprendizagem.

 

HIDROTERAPIA

É uma modalidade da fisioterapia que utilizada a água no tratamento de patologias neurológicas, musculoesqueléticas e cardiorrespiratórias, com o objetivo de reeducar a musculatura e estabelecer a recuperação funcional, através dos efeitos mecânicos e termais da água. A água é um excelente meio para realizar exercícios, pois diminui a dor, espasmos musculares e ajuda no movimento, na redução do peso e na promoção do relaxamento muscular, com diminuição do tônus, contribuindo para a melhora da musculatura respiratória e o fortalecimento dos músculos do corpo todo.

Os atendimentos são individuais nas áreas de neurologia infantil e adulto, respiratória, cardiorrespiratória, ortopédica e desportiva, através de avaliação prévia para traçar objetivos e condutas específicas.

 

ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE

A orientação e mobilidade para a criança surdocega e a criança com deficiência múltipla é essencial para o desenvolvimento integral e o aprendizado no uso dos sentidos para obter informações do ambiente (saber onde está, para onde quer ir, como fazer para se chegar até o lugar desejado, como será feita a comunicação dessa trajetória e quem irá se comunicar com essa criança).

 

PSICOLOGIA

.

 

TERAPIA OCUPACIONAL

Aplicação de recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer. As terapias incluem orientar a participação do indivíduo em atividades selecionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver a capacidade, facilitar a aprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias e promover e manter a saúde.

O atendimento é individual nas áreas de neurologia infantil e adulto, ortopédica e desportiva, através de avaliação prévia para traçar objetivos e condutas específicas.

COMO AJUDAR

ADEFAV

VOLUNTÁRIO

EAD ADEFAV

EVENTOS

LEGISLAÇÃO